Além de motivação e persistência, existem outros fatores que interferem no desempenho da corrida.
Imagem - Portal Sua Corrida |
1 - Regularidade - manter a regularidade dos treinos é fundamental para a melhoria do sistema cardiorrespiratório. Também acarreta mudanças estruturais, pois nosso organismo sempre buscará o estado de equilíbrio, adequando-se . A constância nos treinos também reduz o risco de lesões.
2 - Alimentação - Manter uma alimentação adequada (com a ingestão de diversos grupos de alimentos e equilibrada (quantidade ideal, sem excessos) proporciona ao nosso organismo a energia necessária e auxiliam na manutenção da saúde.
3 - Hidratação - a hidratação é muito importante para auxiliar na regulação da temperatura corporal durante a atividade. Mas o excesso sobrecarrega o nosso organismo, podendo causar desconforto.
4 - Fortalecimento muscular - Muitas pessoas começam a correr e negligenciam o fortalecimento muscular. Sem exercícios de fortalecimento, as articulações ficam sobrecarregadas, o que pode acarretar diversos problemas, entre eles a condromalácia patelar
5 - Alongamento e aquecimento - Tanto o alongamento como o aquecimento preparam o nosso organismo para a prática da atividade física e auxiliam na melhoria de tensões musculares.
6 - Prática de Exercícios Educativos - auxiliam na melhora da coordenação motora, na prevenção de lesões, na economia de energia durante corridas de longas distâncias e melhoria do desempenho.
7 - Descanso - Devemos respeitar os limites do nosso organismo é de suma importância. Procure dormir bem e dar um mínimo de intervalo entre um treinamento e outro.
8 - Respiração - Procure respirar corretamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Respeite os limites do seu corpo.
Fontes auxiliares: http://gpa.esp.br https://www.ativo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário